terça-feira, 21 de junho de 2011

ebó

Os Ebós são uma série de rituais que visam corrigir várias deficiências na vida de um ser humano (saúde, amor, prosperidade, trabalho profissional, equilíbrio, harmonia familiar, etc.). A composição de cada ebó depende de sua finalidade e seus componentes irão desde bebidas, frutas, folhas, velas, adornos, alimentos secos , mel, dendê, louças, artefatos de barro ou ágata.
Os EBÓS têm grande importância para o orisa. Eles são como uma súplica para se alcançar uma graça.
Mesmo os ebós mais simples de serem feitos envolvem um profundo conhecimento dos fundamentos pois absolutamente nada pode sair errado ou desconsiderado.
É de total obrigação de um zelador de orisa deve neste momento saber escolher e adquirir os alimentos e presentes que compõem o ebó.
Fora isso, quando um zelador de orisa está na cozinha do santo (que deverá estar muito limpa e na mais perfeita ordem)o zelador deverá estar completamente tranquilo, cabeça coberta, preparando os alimentos tirando as rezas, e sem nenhum tipo de interrupção.
Na cozinha impecavelmente limpa, a cozinha está em um momento “especial” , focada no seu trabalho e nos fundamentos específicos do orisa para o correto preparo daquele ebó
Muitas vezes também acontece do próprio ORISÁ que vai receber aquele ebó irradiar suas energias” no zelador e solicitar alguma alteração em determinada preparação.
Mas o maior problema está na hora de “arriar um ebó”, pois esta é uma ação ritualística, um processo detalhado de aproximação e de maior troca de energias com o ORISÁ. Somente as pessoas iniciadas na religião é que podem e devem fazê-lo pois arriar um ebó envolve um conhecimento muito profundo do lugar, do dia e da hora que isso deve ser feito.
Eu sempre costumo dizer que “arriar um ebó” significa perpetuar a troca do ASÉ entre os dois mundos, o sagrado e o profano. É a parte dinâmica das transferências entre o ORISÁ e a pessoa que necessita aquele ebó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário