quarta-feira, 13 de julho de 2011

buzio

O BÚZIO

É uma concha marinha composta de duas faces: dianteira e traseira. A face dianteira contém uma fenda dentada de cima a baixo. A qual podemos chamar de boca. Segundo a totalidade dos babalaôs, é a parte falante do jogo. A face traseira, originalmente fechada, é aberta para propiciar o equilíbrio e a queda do búzio em duas posições , aberto e fechado, com idênticas probabilidades. Há quem diga que o uso do búzio pela parte aberta manualmente é próprio das mulheres, e o uso da parte aberta naturalmente é próprio dos homens.

Os búzios são denominados OWO EYO, que em certa época, eram utilizados como dinheiro. Há outros, um pouco menores, denominados OWÓ ÈRÒ, que são os mais usados.

De acordo com os mitos, a adivinhação pelos búzios foi introduzida pelo Orixá Oxum. Oxum começou a adivinhar para os clientes de Orúnmilà quando ele estava ausente. Os búzios também são chamados de CAURIS, palavra que vem de KAURI, da língua hindustani, e valeram como moeda na china desde o segundo milênio AC. Passaram para a África , e , no Congo, eram denominados NIIMBU, e aqui foram chamados pelos indígenas de jinbo ou zinbo. Outros grupos faziam braceletes e colares com eles , devendo, naturalmente, atribuir-lhes efeitos mágicos e terapêuticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário